quarta-feira, 13 de maio de 2009

A MÚSICA NO BERÇÁRIO - PARTE 1

O que as crianças do Berçario fazem na aula de música?
Esta é sempre uma das perguntas que pais, educadores e pessoas comuns fazem ao saber que o Berçário também tem aula de música.
Desde o útero, os bebes convivem num ambiente sonoro provocados por movimentos do corpo da mãe, como batimentos cardíacos, o sangue que flui das veias, movimentos do intestinos, etc e outros mais. Ao nascer estes interagem com qualquer tipo sonoro que lhes é apresentado. a grande importância das aulas de música no berçário é o de promover atividades que desenvolva habilidades rítmicas, visuais, motoras, físicas e psicológicas.
Alguns repertórios são essenciais para que esta aula seja criativa e desenvolvida de maneira adequada a cada faixa etária. Sendo assim, as músicas escolhidas devem ser com movimentos fáceis e que favoreçam a elas realizarem, tais como: levantar braço e perna, palmas, mãos no olhos, cabelo, boca (até mandar beijo), nariz, orelha, engatinhar, etc.
É muito importante que as Educadoras interajam com as crianças no momento da aula, estes momentos de troca e comunicação sonora favorecem para o desenvolvimento afetivo e cognitivo.
Para que todos esses conceitos sejam bem desenvolvidos, estas aulas devem ser ministradas por profissionais habilitados e capacitados na área.
Música 2 - JACARÉ NA LAGOA (Fabiani Cruz)
JACARÉ PASSEANDO NA LAGOA (2x)
VIU UM PEIXINHO, NHOC NHOC NHOC
ABRIU A BOQUINHA, NHOC NHOC NHOC
COMEU O PEIXINHO NHOC NHOC NHOC
Poderá ser cantado com um fantoche de jacaré, e passeando perto das crianças.
PRÓXIMO: COMO DAR ESTA AULA NO BERÇÁRIO e Sugestões de materiais.
Beijos e até o próximo!

4 comentários:

  1. Muito bom o blog! Parabéns!
    Se possível, dê uma passadinha no meu também! :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fabi, tudo bem? Passei pelo seu blog, li e gostei muito. Sou educadora musical e me tornei sua seguidora. Depois faça uma visita ao meu bloguinho.
    Bjoks...Ju

    ResponderExcluir
  3. Bacana Fabi. Tenho muito material sobre musicalização com crianças inclusive uma tese sobre isso. Se interessar me avise.
    vidaexperiencialudica.blogspot.com

    Abraço,

    Shalon Adonay

    ResponderExcluir
  4. Celina Rodrigues - 26/05/2016
    Muito legal Fabi. Parabéns!

    ResponderExcluir