terça-feira, 28 de abril de 2009

A IMPORTÂNCIA DO DIA DAS MÃES

Oi Gente,

Estou passando aqui para dar algumas sugestões desta data que é tão importante...

ATENÇÃO! Escolha a música adequada para a faixa etária.


Sugestão de música:


MAMÃEZINHA QUERIDA
Fabi Cruz

Mamãezinha, mamãezinha
Hoje eu quero lhe ofertar
Com o meu coraçãozinho de filho
Para sempre vou te amar
Quero ser seu filho querido
Seu amor me faz tão bem
Tu és linda como uma rosa
Minha mãe maravilhosa

Esta música é para faixa etária de 2 a 8 anos. Poderá ser executada com gestos que facilitará o aprendizado.


FESTA DO DIA DAS MÃES
Faixa etária 0 a 6 anos
Tema: MINHA MÃE É UMA FLOR

Objetivo: Entender a importância deste dia para as mães, e demonstrar seu sentimento a elas.

* RODA DE MÚSICA - Escolher músicas que as crianças já estão acostumadas a cantar, para que facilite as crianças a cantarem e ensinarem as mães. De preferências músicas que fale de amor, flores, ... poderá ser usado também instrumentos como: chocalhos, pandeiros, coquinhos.

IMPORTANTE: na roda de músicas é importante mãe filhos juntos.

* DINÂMICA: coloque músicas em um som aleatoriamente e uma história bem pequenina será contada, peça que a cada vez que parar, ela faça cara de expressões de sentimentos como: sorrir, chorar, assustada, brava, etc...

* APRESENTAÇÃO DOS GRUPOS COM A MÚSICA ENSAIADA.

* BRINCADEIRAS - 2 ou mais: - Estourando a bexiga na mamãe, a criança pega bexiga e corre no colo da mamãe;- Show de calouros da mãe e filho.

* ENCERRAMENTO: Descansar. Todas deitam no chão com uma música bem suave, e seus filhos fazem massagem e carinho.Ao final poderá ser servido um chá.As lembranças serão confeccionadas pelos alunos juntos com as educadoras.



FESTA DO DIA DAS MÃES
Faixa etária de 8 anos a 12 anos
Escolha se possível, um tema para festa, assim ficará mais fácil.

Tema: A FESTA NÃO ACABA...

Objetivo: entender a importância de estar sempre com a mães nos melhores momentos de sua vida.

* RODA DE CANTIGAS: Chamar as mães para brincar com as filhas de roda. Escolha umas 5 cantigas, com muita dinâmica, para brincarem juntos.

*DINÂMICA

* APRESENTAÇÃO DA (S) MÚSICAS ENSAIADAS.

* ENCERRAMENTO E ENTREGA DOS PRESENTES.

O Repertório escolhido para essa faixa etária, poderá ser uma melodia secular ou composições de músicos não muito conhecidos.


4 comentários:

  1. Ei Fabi, olha eu de novo aqui...
    Vou acrescentar o seu blog na lista de sites dos meus blogs.
    Aproveito para divulgar os meus:
    www.eusoumae.blogspot.com
    www.simjesus.blogspot.com
    www.paidosagoge.blogspot.com

    Esses são os principais, mas tem outros também. Grande abraço e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Fabi,lendo aí a primeira música para as mães, me lembrei de quando era criança e SEMPRE chorava, na escola ou na igreja, com aquelas homenagens às mães. Apesar de ter mãe e diga-se de passagem maravilhosa e sempre muito presente,eu pensava em quem não tinha ou chorava simplesmente de emoção. Acredita?!!!!risos... Que delícia de lembrança!!! Adorei o blog, vou divulgar e passar sempre por aqui... Parabéns, querida! Torço por você!!Beijos da Si Lucas

    ResponderExcluir
  3. Ei Fabi, parabéns pelo blog, vou colar tudo rsrs. Aki, tem partitura desta música das mães a Mãezinha querida?
    abrç

    ResponderExcluir
  4. Ola Fabi,
    parabéns pelo blog. Tá muito interessante. Gostaria que você falasse sobre planos de aula para 5 e 6 anos. Abrç

    ResponderExcluir